Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

25 PROFISSÕES DO FUTURO: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

Conheça as profissões que estarão em alta nós próximos 5 anos

25 PROFISSÕES DO FUTURO: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Soluções
23/10/2018 07:10h
2643 views
5 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O mercado de trabalho está mudando e você já deve ter percebido isso, certo? Hoje vamos falar sobre as tendências que devem ter atenção especial e como se adaptar à elas!

Você conhece as profissões do futuro?

Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos. Talvez tenha dúvidas se irá cursar uma graduação na faculdade ou se irá investir em outra carreira pela qual sente mais prazer.

Pode ser também que você já tenha uma carreira, mas quer se atualizar sobre as mudanças do mercado de trabalho.

Essa dúvida é comum e, inevitavelmente, deve ser considerada para todos aqueles que compõem a fatia da população economicamente ativa.

Se esse é o seu caso, hoje vamos falar sobre como as inovações podem afetar as profissões atuais e qual o melhor caminho a se seguir, pensando na nova onda tecnológica que nos atinge.

A tecnologia e o mercado de trabalho

Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões curiosas sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir. O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica.

Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam pela experiência, qualidade de vida, que não está, necessariamente, atrelada aos bens de consumo. Cada vez  mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular. Cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio. A lógica do mercado de trabalho sempre estará alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas vão surgindo no mundo. Por isso, tanto se fala de empresas de inovação, que nada mais fazem, do que adequar-se à demanda social.

Empresas como AirBnb e Uber não surgiram com um palpite de sorte.

E é com base nessa análise de demanda do mercado que vamos agora às próximas previsões para as profissões que vão ser muito requisitadas no próximos anos! Leia mais... 

25 profissões do futuro

Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir novas necessidades. São elas:

1.    Desenvolvedores de softwares:

São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.

2.    Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente:

Existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces, agências digitais e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.

3.    Creators:

Esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.

4.    Assessor de creators:

Já existem agências/profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais e a tendência é que esse número aumente à medida que novos creators apareçam.

5.    Professor online:

  O ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos. Essa é uma grande aposta para escalar os ganhos dos profissionais que vivem de transmitir conhecimento. O mercado de criação de cursos online está cada vez mais especializado e disseminado.

6.    Coaching:

O coaching é o profissional que ajuda outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas, mas principalmente, em suas carreiras.

7.    Coach de atividade física:

O modo como as redes sociais têm gerado um culto ao corpo ainda mais enfático do que antigamente, vai influenciar também na demanda de pessoas que desejam um acompanhamento quase diário para manter o corpo em dia.

8.    Profissional de marketing digital:

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira cada vez mais voltada para a internet. Leia mais sobre essa profissão no E-book a seguir conheça em detalhes o que esse profissional deve dominar. Baixe o seu agora!

O Mundo do Marketing Mudou, Você Mudou Com Ele?

9.  Analista de Big Data: 

Profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa.

10.  Gestor de comunidade:

Esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos.

11.  Engenheiro ambiental:

O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e esse profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro. Confira: 

12. Engenheiro hospitalar:

A tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde. E é por isso que o engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos.

13. Segurança da informação:

Será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.

14. Gestor de resíduos:

A produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massivamente.

15. Arquiteto e Engenheiro 3D:

No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão se especializar nesse ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.

16. Desenvolvedor de dispositivos wearables:

Em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas. E os profissionais capazes de desenvolver esses dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.

17. Consultor de imagem:

Da mesma forma que citamos o Coach focado em atividades físicas, o consultor de imagem vem para dar os melhores conselhos para qualquer pessoa que deseja trabalhar melhor sua aparência. E isso vale tanto para o pessoal quanto para o profissional e pode envolver desde o modo como você corta seu cabelo até a maneira como se veste.

18. Gestor de inovação:

Por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga. Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.

19. Geneticista:

Já é uma profissão atual que atuará com ainda mais força nos próximos anos. Dentre as muitas funções de um geneticista, será cada vez mais possível identificar as prováveis doenças que uma pessoa tende a ter no futuro e agir na prevenção antes mesmo de aparecerem sintomas.

20. Gestor de talentos: 

Gerir talentos vai um pouco além da função que hoje o setor de Recursos Humanos exerce. É preciso identificar e atuar com maior eficácia nos pontos fortes e fracos das pessoas, para capacitá-las a serem sempre melhores profissionais em suas carreiras.

21. Representante de vendas internas:

Tradução livre de “Inside Sales Representative”. O cliente adquiriu muito mais poder de escolha e, por isso, as empresas que trabalham principalmente com o mercado B2B, tende a ter vendedores que abordarão possíveis clientes somente quando eles já demonstraram algum interesse pelo produto. Isso significa que as vendas serão cada vez mais personalizadas e assertivas de acordo com cada prospect. Veja mais...

 22.  Especialista em e-commerce:

O e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o profissional especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida garantido. Saiba mais... 

23.  Profissionais de saúde mental:  

as profissões que envolvam cuidados da mente (terapeutas e psiquiatras, por exemplo) ainda estarão em alta. E a explicação é simples: ainda é muito pouco provável que as máquinas substituam o cuidado personalizado que esses profissionais têm com seus pacientes.

24. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas:

não é de hoje que a preocupação com o ambiente é crescente e não será nos próximos anos que ela se acabará. Pelo contrário! A tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não gerem impacto no meio ambiente. Por isso, esse profissional é de suma importância para os próximos anos.


25. Gestor financeiro:

esse profissional é e será por muitos anos imprescindível para que as pequenas e grandes empresas consigam administrar seu dinheiro e manter suas contas no azul. Por mais que existam inteligências que façam cálculos melhor que humanos, essa posição ainda envolve decisões que computadores ainda não são capazes de fazer.


A grande sacada para os próximos anos é pensar nas carreiras que envolvam criatividade e relacionamento.
Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão. Estes últimos são profissionais que começaram a explorar a oportunidade que novos canais oferecem, como o Youtube, e descobriram uma maneira de obter lucro produzindo conteúdo. O mesmo acontece com blogueiros e produtores digitais, que transmitem conhecimento e debatem sobre temas relevantes para determinado público.

Essa profissão fará cada vez mais sentido, principalmente pensando na geração Y e Millennials, que já não têm mais o hábito de assistir televisão como nosso pais e avós ainda fazem. Se antes era preciso esperar a novela ou jornal passar no horário determinado pela emissora, hoje o usuário determina o que e quando deseja assistir.

O formato de distribuir conhecimento também vem evoluindo. Surgem cada vez mais professores, especialistas e instituições de ensino apostando na internet para educar a distância. A vantagem desse modelo é a possibilidade de alto alcance de pessoas sendo impactadas por aquele conteúdo, independente do dia ou horário.

Para um futuro não muito distante, pode-se prever aulas com óculos de realidade virtual, que simula a presença de um instrutor ou a prática do conteúdo transmitido.

Por isso devemos estar cada vez mais preparado para esse mercado, que não tem mais volta e está trazendo uma gama enorme de oportunidades de négocios para você que é um líder, empresário ou empreendedor.

Quer ajuda para se qualificar e criar autoridade de mercado nesse novo ecossistema? A Zen Agência Web pode te ajudar! Venha bater um papo conosco.

Te aguardamos!

Gostou do nosso artigo? Então fique ligado nós próximos artigos semanais, curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: