Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

O que são as Buyer Personas?

Aprenda como identificar o cliente ideal para seu negócio

O que são as Buyer Personas?
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
23/05/2018 08:05h
212 views
5 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O perfil do cliente ideal para sua empresa. São representações imaginarias criadas a partir de pesquisas de mercado e público-alvo realizadas com a coleta de amostras de dados reais sobre os consumidores que a sua empresa já conhece.

A abordagem é feita por meio de entrevistas que sondam sobre o comportamento dessas pessoas, características demográficas, preocupações, aspirações, objetivos, desafios, medos e obstáculos, desejos e necessidades.

Busca-se identificar nesse processo qual o papel dessa pessoa no processo de compra (decisor, influenciador ou usuário), e também onde o mesmo consume informações relacionadas ao seu nicho de soluções, quais são suas atividades diárias, valores e objetivos de vida.

As buyer personas mais fortes são baseadas em pesquisas de mercado, bem como sobre insights que você reúne a partir de sua base de clientes atual (por meio de pesquisas, entrevistas, etc.). Nós recomendamos nossos clientes começar com poucas no começo. Você sempre poderá desenvolver mais personas posteriormente, se necessário.

Considerando que uma buyer persona é a representação de um cliente ideal, uma negative persona é a representação de quem você não quer como um cliente. Isto poderia incluir, por exemplo, profissionais que estão em um nível avançado para o seu produto ou serviço, alunos que só estão envolvidos com o seu conteúdo para a investigação/conhecimento, ou potenciais clientes que são muito caros para adquirir.

Com isso você terá a vantagem adicional de ser capaz de segmentar 'maçãs podres' do resto de seus contatos, o que pode ajudá-lo a alcançar uma vantagem de custo menor por cliente (e ter maior produtividade nas vendas e geração de leads quentes).

Buyer Persona quem são? e como definí-las?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: