Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

EQUITY: O QUE É?

Entendendo mais o conceito de Equity

EQUITY: O QUE É?
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Soluções
28/10/2020 10:10h
3358 views
5 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O significado dessa palavra inglesa não é necessariamente claro para a maioria das pessoas.

Além disso, não é claro o benefício de investimentos de equity como parte do seu portfólio de investimentos.

O conceito de equity vem da contabilidade básica e sua compreensão pode ser de grande utilidade para o desempenho de uma carteira de aplicações financeiras.

Dessa forma, podemos dizer que o equity, ou patrimônio líquido, é o resultado da subtração do valor dos ativos menos o montante de todos os passivos de uma empresa.

Parte integrante de todo o balanço patrimonial de uma empresa, o equity é um conceito fundamental, e deve ser compreendido por todo investidor ou empresário.

Entendendo mais o conceito de equity

O equity é sinônimo de patrimônio líquido, e ele representa a participação acionária mantida nos livros pelos investidores e acionistas da companhia.

O patrimônio líquido é utilizado por uma empresa quando a mesma pretende comprar mais ativos. Geralmente ele possui duas fontes principais: o dinheiro investido em alguma aplicação financeira, ou quando é oriunda de lucros acumulados.

Dessa forma, muitos vêem o patrimônio líquido como a representação dos ativos livres de uma empresa, ou seja, ele seria o valor líquido que os acionistas receberiam se a empresa fosse liquidada e todos os seus ativos fossem utilizados para pagar os passivos da companhia.

Portanto essa é uma métrica fundamental para analisarmos na verificação do balanço patrimonial de uma companhia, pois seria um péssimo indício caso observássemos que esse indicador se encontra num patamar negativo.

Exemplos onde o conceito de equity pode ser aplicado:

Numa ação ou qualquer outro título que represente uma participação societária. Nesses casos, o patrimônio líquido é de caráter privado;

No balanço patrimonial de uma empresa;

No setor imobiliário, onde fica expresso na diferença entre o valor de mercado da propriedade e o valor que o mutuário ainda deve com relação a hipoteca;

Pode ser expressa com a denominação de “capital de risco” ou “capital responsável” nos casos em que uma empresa vai à falência e precisa pagar os seus credores de modo que ainda sobre uma quantidade de ativos líquidos.

Afinal, o que é Private Equity?

Essa modalidade de investimento surgiu nos EUA por volta dos anos 80, em que uma gestora, empresa que administra investimentos, compra uma parte de determinada empresa, se tornando uma sócia do negócio, com o objetivo de alavancar seus resultados para aumentar o valor da companhia. Esse fundo lucra ao vender a parte que lhe pertence do negócio, depois de contribuir para sua valorização.

Private equity: investimentos em empresas de grande porte, maduras e consolidadas, em operação a algum tempo e com faturamento significativo. Os fundos que operam nessa modalidade investem, geralmente, por meio de aquisições e fusões das empresas.

E quando falamos em contribuir para a sua valorização, estamos falando em participação ativa na gestão e administração da empresa. Em geral, o Private Equity é uma modalidade destinada a empresas que já tenham faturamento, empresas de porte médio, e que tenham boa capacidade de crescimento. Muitas vezes, esse investimento antecede a entrada dessas empresas na bolsa, onde as ações, valorizadas, podem ser negociadas em condições melhores.

Private Equity x Venture Capital

Muito confundidos com o Private Equity, o Venture Capital funciona basicamente da mesma forma. Porém, estes são destinados a empresas no início de suas operações, como as Startups.

Os Fundos de Private Equity são voltados para médias empresas com grande potencial de crescimento e valorização.

As empresas de investimentos vão em buscas dessas empresas que já tenham um faturamento constante e já sejam estabelecidas no mercado.

Em prática, se sua empresa ainda for uma Startup, procurar por empresas que possuam modalidade de investimento de Venture Capital pode ser uma boa opção para um crescimento inicial acelerado.

Como sua empresa pode se beneficiar com isso?

Para uma empresa que está recebendo investimentos provenientes de Investidores ou Fundos de Private Equity ou um Venture Capital, muitas são as vantagens.

Como mencionado acima, a empresa que está investindo colabora com mais que somente capital. Entre os ganhos para o empreendedor e seu negócio podemos citar:

  • Novos conhecimentos, recursos e treinamentos visando o crescimento da empresa;
  • Profissionalização e aprimoramento da equipe;
  • Melhoria de credibilidade da empresa e imagem institucional;
  • Qualificação da empresa, tornando-a competitiva no mercado;
  • Melhoria na qualidade da gestão, uma vez que os gestores da investidora poderão fazer parte do quadro administrativo.

Com essas vantagens, o crescimento da sua empresa pode ser acelerado e também a sua valorização.

Com a presença de um novo sócio mais experiente em negócios, novas visões e um know-how podem ser grandes agregadores de valores para o empreendedor e seu negócio.

Resumindo o que é equity:

Equity é posse de uma empresa e direito a uma parte dos lucros gerados por ela.

Investimentos de equity são ferramentas fortes utilizadas por investidores para tentar alcançar retornos acima da média com seu portfólio de investimentos.

É importante entender o que é equity para que você possa incluir esses investimentos em seu portfólio e atingir os melhores resultados como investidor.

Portanto, o que podemos concluir é que o equity é um conceito presente tanto na vida das pessoas físicas quanto nas empresas de maneira geral. A sua compreensão é fundamental na formação de um empresário ou investidor consciente dos parâmetros da contabilidade moderna.

Gostou do artigo? Então, deixe seu comentário! E você já pensou em buscar um investimento Equity? Se a sua resposta for sim a ZEN AGÊNCIA WEB PODE TE AJUDAR!

ME CHAMA NO WHATS!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: