WhatsApp Business é um aplicativo voltado exclusivamente para pequenas e médias empresas. Ele tem recursos extras para ajudar a vida dos empreendedores que atendem seus clientes pelo smartphone.
O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado do mundo e constantemente lembrado como um dos serviços que deixaram o SMS para trás — ao menos no que diz respeito da “troca a troca” de mensagens de texto entre pessoas. Agora com o WhatsApp Business, a empresa que é do Facebook, tem a chance de deixar no passado o SMS ao atuar também na troca de mensagens entre empresas e consumidores.
Fique atento às novidades que o aplicativo oferece, principalmente se você tem um negócio e utiliza o WhatsApp para se comunicar com os clientes e também para realizar vendas.
Novas funcionalidades do WhatsApp Business
Quer ficar por dentro do que o WhatsApp Business tem de melhor? Segundo o próprio WhatsApp, essas são as principais mudanças:
WhatsApp Web
Você poderá usar o aplicativo também em sua versão desktop, o que facilita o gerenciamento do perfil da sua empresa no WhatsApp.
Tipo de conta
Você será listado como um perfil empresarial, então todos os usuários que você contatar saberão que estão conversando com uma empresa. Com o tempo, algumas empresas também conseguirão o selo de verificação.
Análise de Informações
Com o WhatsApp Business a empresa terá acesso a informações sobre o uso do aplicativo – bem similar da forma como funciona atualmente, como por exemplo, a quantidade de mensagens que foram enviadas, quantas foram entregues e até mesmo lidas na sua conta corporativa.
Migrar as suas conversas
Esse será um recurso para empresas que já utilizam o WhatsApp como ferramenta de atendimento ao cliente. Será possível migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo.
Respostas Automáticas
Essa talvez seja uma das maiores sacadas do novo aplicativo! Agora, há a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas caso recebam alguma mensagem fora do expediente.
É possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.
Conheça os diferenciais que o WhatsApp Business traz para a sua estratégia
Se já existe o Facebook, o e-mail marketing e tantas outras formas de acessar o seu consumidor, porque fazer marketing no WhatsApp?
A resposta está nos diferenciais que somente este aplicativo possui. Conheça as principais particularidades do aplicativo que fazem a diferença:
O acesso do cliente ao aplicativo é mais rápido
Quem utiliza o WhatsApp, costuma acessar o aplicativo diariamente e sempre que surge uma nova notificação.
Diferente de redes sociais mais amplas, em que a postagem ou anúncio surge em meio à uma infinidade de outras informações, o WhatsApp é mais pontual e objetivo, fazendo com que a mensagem seja entregue nas mãos do cliente e garantindo que seja realmente recebida.
O Whatsapp é familiar para quem o utiliza
Como o aplicativo já faz parte do dia dia das pessoas, não existe a necessidade de se instalar outros aplicativos ou acessar uma plataforma que o cliente não conheça para entrar em contato ou receber informações.
A familiaridade com o aplicativo influência para que a pessoa receba mensagens com mais abertura e sinta-se mais à vontade para entrar em contato com a empresa.
É uma forma tranquila de se fazer de contato
Um dos receios de fornecer o número do telefone em um formulário é futuramente receber ligações indesejadas, o que na maioria das vezes é encarado como um contato invasivo.
O contato por meio de mensagem de texto é mais tranquilo e cômodo, pois a pessoa poderá visualizar e responder no momento que quiser.
O contato é mais pessoal
O WhatsApp é naturalmente um meio de comunicação mais pessoal. A maioria dos usuários se comunica com amigos e familiares, trocando mensagens cotidianas sobre qualquer assunto.
Esta característica do aplicativo dá abertura para uma comunicação mais flexível.
É importante que se estabeleçam algumas diretrizes de comunicação junto ao profissional que será responsável pelo gerenciamento deste canal na sua empresa, para que o contato por meio do aplicativo seja mais personalizado, mas sem fugir da característica empresarial.
Dificuldades das estratégias de marketing no Whatsapp
Se você percebe que a sua empresa tem a necessidade de abrir um canal de contato rápido com seu cliente, o Whatsapp com certeza é uma ótima ferramenta e com um alcance privilegiado.
Mas como qualquer outro canal de comunicação, é preciso estar atento às melhores práticas de gerenciamento.
Investir na abertura de um novo canal de comunicação exige treinamento e dedicação de pelo menos um membro da equipe para o atendimento em tempo integral deste canal.
Uma das principais características do WhatsApp é a agilidade da informação.
Se o seu cliente faz o contato por meio desta plataforma é porque espera o retorno rápido. Se isto não ocorre, seu cliente pode sentir que não está sendo bem atendido e perder a confiança em seu serviço.
Outra dificuldade para atingir seus clientes por meio desta plataforma é que a única forma de conseguir encaminhar uma mensagem para o WhatsApp de alguém é possuindo o número do celular.
Essa informação ainda algo muito pessoal, o que pode criar um bloqueio no momento do cliente fornecer essa informação.
Dicas para melhorar a captação de contatos
É possível fazer a captação de novos contatos sem ser invasivo. Confira nossas dicas:
Capture o telefone no segundo estágio do seu Funil de Vendas
O meio do funil é o momento onde os contatos interessados no seu produto (os chamados leads) são qualificados.
É o momento onde você já sabe que aquela pessoa tem interesse no seu produto e você pode influenciar em sua decisão de compra.
Para capturar o número de telefone com mais tranquilidade, é interessante criar nesta etapa uma landing page com um formulário contendo um campo para o telefone.
Saiba mais sobre Funil de Vendas e Inbound Marketing...
Baixe seu e-book agora e entenda essa metodologia.
Não peça o número: troque por um benefício tangível
Vamos pensar no conceito básico de troca: você quer uma coisa (o número do telefone) e o seu cliente espera por alguma coisa em troca (um benefício).
Procure desenvolver uma estratégia onde você ofereça um benefício claro e de preferência imediato para o cliente.
Por exemplo: “Preencha o formulário e receba automaticamente um voucher de 20% de desconto para a sua próxima compra”.
Apresente para o cliente a sua frequência de envios
Quando montar o seu formulário, deixe claro para o cliente a sua frequência de envios, como por exemplo “Não se preocupe! Nossas mensagens são quinzenais e sempre com promoções e descontos para você!”.
É uma forma de deixar o cliente mais tranquilo para disponibilizar o número.
Depois de conferir todos os detalhes sobre o aplicativos e as dicas para conseguir mais contatos, você pode estar se perguntando:
Que tipo de empresas já estão utilizando o WhatsApp? Será que o meu negócio também pode investir nesta forma de comunicação?
Como já citamos anteriormente, a principal necessidade que o WhatsApp supre para as empresas é a de fornecer um canal de contato rápido com o cliente.
Algumas empresas têm essa necessidade mais latente, como por exemplo, estabelecimentos que funcionam por meio de agendamento, como clínicas odontológicas e médicas até salões de beleza e serviços de atendimento à domicílio.
Neste caso, é imprescindível que o contato seja rápido, para realizar confirmações, cancelamentos e trocas de horários.
Outros serviços que já estão utilizando o WhatsApp:
● Lojas de varejo e alimentação, para divulgar promoções e fornecer benefícios exclusivos.
● Serviços de entrega: alimentação, gás, galões e água, entre outros.
● Serviços de atendimento ao consumidor: recebimento de dúvidas, esclarecimento sobre processos de compra, troca e devolução de lojas virtuais.
● Serviços de personalização de produtos: a aprovação de layouts por meio de fotos encaminhadas pelo aplicativo.
● Contato direto com fornecedores da empresa: uma forma de agilizar detalhes com seus fornecedores parceiros.
Como BAIXAR o WhatsApp Business
O download do aplicativo já está disponível para Android. Clique aqui para baixar o WhatsApp Business. A versão para iPhone será liberado em breve.
Para verificar se investir no WhatsApp é interessante para a sua empresa, verifique se existe a necessidade de um canal direto com o seu consumidor e monte uma estratégia interna na empresa para atender à esta nova demanda de comunicação.
Lembre-se: o WhatsApp é um canal muito rápido e vai exigir uma grande agilidade por parte da empresa para manter as respostas sempre em dia. Invista na velocidade e na comunicação mais pessoal.
Nesse post, você aprendeu um pouquinho sobre o marketing no WhatsApp. Aqui no nosso blog, você pode descobrir muito mais sobre Marketing Digital. Confira estes artigos e fique por dentro de das principais estratégias de Inbound Marketing que vão fazer sua empresa decolar!
O Mundo do Marketing Mudou, Você Mudou Com Ele?
CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Até o próximo artigo!