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RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020

RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020, Data Science, Marketing Humanizado e Marketing de Experiência

RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
12/12/2019 14:12h
534 views
6 minutos
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O RD Summit é o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. A edição de 2019 acabou, mas deixou muitas ideias e insights que vão guiar o caminho dos empreendedores em 2020. Por isso, resolvi relembrá-las enquanto ainda estão frescas na memória.

RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020

Nesse artigo vamos abordar 3 Pilares essências para 2020.


O que mais me chamou a atenção, e que todos os palestrantes falaram muito desses 3 Pilares: Marketing inclusivo, Data Science e Marketing de Experiência.
Dentro desses 3 pilares foram dadas diversas dicas para poder ampliar e melhorar a efetividade e execução dos fundamentos ensinados. E essas dicas você pode conferir abaixo:

1 Pilar: DATA SCIENCE


O universo de informações oferecidas pelos consumidores ajuda a conhecer o público no detalhe e é central para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico das empresas. Há uma boa notícia para 2020: se o uso de dados é considerado a “nova corrida do ouro” entre negócios dos mais variados tamanhos, as ferramentas de marketing digital colocam as pequenas e médias numa posição bem mais próxima a das grandes.
O RD Summit trouxe uma série de palestras que abordaram estratégias para conhecer o cliente e utilizar ferramentas para aplicar essa lógica em diferentes plataformas digitais. Tudo já sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que terá um impacto importante na forma como empresas lidam com as informações de seus clientes.
O mercado digital atual para empresas que já estão na internet enfrenta grandes desafios como lidar com um grande volume de dados dos diferentes setores do negócio, não apenas as métricas de marketing digital e vendas, mas de produtividade, diversas ferramentas e plataformas independentes, e principalmente de gestão.


Ter indicadores e dados centralizados para facilitar e garantir a tomada de decisão é vital. Todo o diretor deveria olhar passado, presente e futuro se atualizando em tempo real e com algoritmos preditivos para antever o futuro e controlar seus negócios. No digital isso é possível.


Entre os palestrantes que falaram sobre o tema de uso de dados no RD Summit, destacam-se Ricardo Cappra, da Cappra Institute for Data Science, Gabriel Costa, CMO da startup de serviços Singu. A consultora Eleonora Diniz, além de Amanda Gasperini, da agência F.biz.

“Se o presente é digital, o futuro será cada vez mais analítico.” Ainda que possa soar anacrônica, a afirmação do cientista de dados Ricardo Cappra valoriza uma das maiores competências humanas diante da distopia robótica que se projeta. Analisar, segundo o dicionário Houaiss, é “submeter à crítica”, uma parte da essência humana. RICARDO CAPPRA

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“O básico não é tão legal quanto aquele hack que vai nos fazer parecer inteligente.” GABRIEL COSTA

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2 Pilar: MARKETING HUMANIZADO ( O Cliente no Centro)


Uma palestra? Um espetáculo da Broadway? Uma intervenção artística?

E é pelo mundo das percepções individuais e desejos que o especialista em Marketing Digital, Fernando Kimura, levou milhares de pessoas que o acompanharam na plenária.

Qual é o valor da arte? Qual é a linha que separa um produto de uma obra?

Não, nas próximas linhas você não vai encontrar as respostas para essas perguntas. Os questionamentos levantados, tampouco farão você ter certeza de algo. Afinal, existe uma resposta? Não sabemos. Mas a jornada pela busca, com certeza é recompensadora.

Quando falamos sobre os anos 80, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Provavelmente, cada um dos leitores deste texto terá uma resposta diferente para dar. Em sua apresentação, Fernando trouxe esse questionamento acompanhado de uma reflexão: o advento da internet nos fez consumir cada vez mais as mesmas coisas que outras pessoas, tornando-nos reféns de nós mesmos.

Para quebrar esse ciclo, a dica principal trazida em sua apresentação é de que se busque o conhecimento por vias não tão óbvias e básicas. É importante sair um pouco da bolha que as redes sociais nos colocam e explorar outros pontos de vista: converse com pessoas que possuem opiniões diferentes da sua, visite mostras de arte e explore a cultura de uma forma mais abrangente.

Explorar novos conhecimentos é essencial para desenvolver seu repertório. E é um repertório diversificado que irá garantir a você referências necessárias para gerar uma peça que toque o coração do seu público, ao invés de uma publicidade que tenta oferecer seu produto de maneira simples e direta, afinal “quem tem arte, não tem roteiro pobre”.

Referências conectam, mas o entendimento das referências depende totalmente do repertório de quem irá vê-las. A conexão entre arte e publicidade é mais uma vez criada por Fernando ao apresentar um vídeo em que pessoas olham fixamente para um quadro e os mais diversos questionamentos surgem.

Assim como na arte, as pessoas também farão essa reflexão sobre suas campanhas publicitárias. Isso faz com que um profissional de marketing deva olhar suas criações com a certeza de que ela será interpretada de diversas maneiras, devendo garantir que elas sejam positivas.

Exemplificando este conceito, Fernando trouxe ao palco Diego Martins, para performar um grande sucesso dos anos 70 ao vivo. Deixando o questionamento no ar: será que estamos em uma palestra ou em um espetáculo?

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Neste momento Fernando estava todo de branco. Terno, camisa, calça e sapato. Ao final de sua palestra, contemplou uma plenária cheia, com milhares de olhares curiosos e sentou-se de costas para todos. Calmamente foi se despindo de seu traje branco, dando espaço à peças totalmente pretas. Estava de luvas, meias e máscara. Agora em pé, ele tentava enxergar a reação do público através do pano preto sem furos que cobria totalmente seu rosto, com um de seus braços levantados. Lágrimas de emoção, junto com uma despedida tímida.

O que ele quis dizer com isso? Tudo depende das suas referências. Das que viveu até agora e das que ainda vai viver.

“Por muitas vezes queremos ser diferentes e por outras iguais. Aquilo que nos move está a todo momento em nossas cabeças. Às vezes conseguimos controlar. Às vezes não". Fernando Kimura

Vivemos em uma bolha, mas a pior bolha é a de repertório!”

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3 Pilar: MARKETING DE EXPERIÊNCIA

Marketing de experiência é uma prática que tem como objetivo utilizar a emoção para atrair e fidelizar clientes. De acordo com sua metodologia, todo o processo de contato com a marca precisa ser trabalhado, oferecendo uma experiência única e memorável para cada pessoa.

Assim como a Disney, o Starbucks e o Outback, sua empresa também deve pensar na imagem que está passando para o cliente. A ideia é criar diferenciais em seu negócio que tornem a experiência de compra em um processo prazeroso.
Com a evolução dos modelos de marketing e o surgimento de um novo perfil de consumo, as marcas começaram a perceber que os seus produtos e serviços não seriam suficientes para desenvolver um negócio lucrativo e sustentável durante muito tempo. Elas precisavam se realocar, formatar uma nova estratégia de relacionamento com o consumidor, gerando oportunidades únicas de interação e experiências inesquecíveis.

Tais movimentos, denominados de Marketing de Experiência, buscam promover estímulos positivos e criar uma interlocução viva entre empresas e consumidores.

Quando sua empresa oferece uma experiência inesquecível, ela ganha um grande diferencial. Isso pode ser o suficiente para que o cliente opte por comprar com você e não com a concorrência, gerando um público cada vez mais fiel.
Uma experiência bem trabalhada é pautada no cliente, correto? Os pontos de contato com a marca são organizados de modo que as pessoas vejam e se sintam atraídas, ou seja, se identifiquem com a proposta do negócio e com os produtos oferecidos.

Ann Handley falou sobre a importância de realmente conhecer o seu público. O que o seu público quer de você? O que só você consegue oferecer? O que une o seu público? O que o compele emocionalmente? São algumas perguntas que ela sugere fazer. “Não é só sobre persona ou público-alvo, mas sobre os corações que você está tentando tocar”, diz.

Ann Handley trouxe o exemplo da Case Knives, marca de facas norte-americana que, com o slogan keep your hands sharp, criou conexão com o público. Para ela, eles fizeram marketing peer-to-peer, e não brand to target.

Para ela, contar histórias é tão importante quanto ter dados.

“A sua história não é sobre a sua solução, sobre o seu produto, é a respeito da pessoa que você está tentando alcançar. Traga ela para o centro e conte essa história humana”, recomenda.


“Não é só sobre persona ou público-alvo, mas sobre os corações que você está tentando tocar.”

“A sua história não é sobre a sua solução, sobre o seu produto, é a respeito da pessoa que você está tentando alcançar. Traga ela para o centro e conte essa história humana!” Ann Handley

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“Ninguém pede por uma mesa de pingue-pongue durante uma entrevista de emprego. O que nós queremos são experiências!”  Jacco VanderKooij

No RD Summit 2019, não foi diferente. Neste ano, ele trouxe à plenária do evento um grupo de dançarinos formado por RDoers para oferecer uma verdadeira experiência aos participantes. O tema da apresentação, aliás, foi justamente esse: como empresas podem oferecer uma boa experiência aos seus colaboradores.

Para Jacco vanderKooij, empresas estão focadas só em fechar negócios. “Mas será que essa é a única forma de nos tornarmos bem-sucedidos?”, questiona. Para ele, o melhor é certificar-se antes de que os seus colaboradores estão felizes para que eles possam, por consequência, garantir que os clientes estejam satisfeitos também

RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020

“A nova geração já não quer apenas dinheiro, ela quer ter um papel que impacte o mundo.” Jacco VanderKooij

O primeiro elemento que melhora a experiência dos colaboradores em empresas, para Jacco vanderKooij, é o impacto.

O palestrante diz que, em sua geração, o que muitas pessoas queriam era fazer algo em que fossem bons e pelo que, ao mesmo tempo, fossem pagos. Para eles, era essa a definição de impacto. “No entanto, criamos uma nova geração, para a qual isso já não é suficiente”, explica. A geração de hoje quer ter, também, algo que transforme o mundo.



RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020

O RD Summit, atraiu 12 mil participantes e contou com 175 palestras. O evento, que lotou também o entorno do Centrosul com a ‘Cidade RD’, confirmou as projeções de público da empresa organizadora, a Resultados Digitais.

A última palestra foi com o russo naturalizado americano Gary Vee, que deu orientações para as pessoas divulgarem mais conteúdo. O evento encerrou com show da banda Skank.

 RD SUMMIT 2019: 3 pilares essenciais para 2020

O CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, adiantou que a próxima edição do evento será nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020.

Para mim esse ano foi ainda mais especial pois pude compartilhar todas as experiências que o RD Summit pode proporcionar juntamente com minha família, aonde fiz questão de levar meu filho de apenas 13 anos a participar desse grande evento! E se você não leu meu artigo do ano passado do RD Summit vale muito a pena ler segue o link: https://blog.zen.ppg.br/artigo/rd-summit-2018-os-10-melhores-insights

Recomendo á todos! Nós vemos lá em 2020.

 Evolução do marketing, transformação digital, humanização, menos quantidade e mais qualidade nos conteúdos. Estes foram alguns dos destaques do RD Summit 2019! Quer saber como podemos ajudar você a utilizar esses 3 pilares a seu favor no Marketing Digital da sua empresa? https://zen.ppg.br/contato

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GRANDE ABRAÇO!

 

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