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RD SUMMIT 2018: OS 10 MELHORES INSIGHTS

Confira os 10 melhores Insights do RD Summit 2018

RD SUMMIT 2018: OS 10 MELHORES INSIGHTS
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
26/11/2018 16:11h
1872 views
8 minutos
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O RD Summit 2018 é um evento focado em marketing digital e vendas, que acontece anualmente em Florianópolis e é organizado pela Resultados Digitais. Esse ano aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de novembro.

Oportunidade de “abrir a cabeça”

Eu recomendo esse evento para qualquer pessoa que deseja mudar seu mindset e voar alto!


Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Já ouviu falar em geração de leads? Você planeja as vendas da sua empresa com base em metas pré-estabelecidas? Já ouviu falar em CAC – Custo de aquisição de clientes?

Já parou para pensar que os resultados em vendas do seu negócio podem ser muito superiores ao que você tem hoje? Nada melhor do que aprender com quem já tem resultados acima da média. E no RD Summit você vai ver tudo isso.

Durante o evento, além do conhecimento técnico e do relacionamento, você tem a oportunidade de conhecer novas ferramentas e técnicas e quem sabe, até mesmo, mudar o rumo do seu negócio.

Além disso, você vai encontrar novas soluções para a sua empresa. Diversas empresas expõem na feira de negócios durante o RD Summit com soluções para otimizar o seu trabalho e tempo..

Networking em alta


Imagine um espaço com mais de 12.000 profissionais, dos quais 70% são tomadores de decisão (CEOs, Diretores, Coordenadores). A possibilidade gigantesca de networking é mais um dos principais motivos que me fazem afirmar que o RD Summit vale a pena.

Lá, conversei com inúmeras pessoas, dos mais diversos segmentos, com as mais diversas especialidades, o que colaborou para adquirir ainda mais conhecimento, que foi além dos aprendizados das palestras.

Conhecimento


Com tanta gente boa e com tanto conhecimento circulando, é praticamente impossível você sair de um evento como esse sem nenhum conhecimento útil para seu negócio ou sua atuação profissional. Se existe um evento no ano que eu recomendo, esse evento é o RD Summit!

“O RD Summit não é para mim!”


Se mesmo depois de tudo isso, você ainda não se convenceu, e está pensando que este evento não é para você, eu te asseguro, esse evento é para você! Qualquer pessoa com atuação empresarial no mundo hoje, tem que usar a internet de alguma forma e no RD Summit são abordadas estratégias, cases e discussões relacionados à todos esses temas.

Se neste momento você está pensando: “Eu não vendo pela internet, minha empresa é uma loja física, o que irei fazer nesse evento?”.

É porque talvez você ainda não tenha se dado conta de que 100% dos seus clientes e 100% dos seus fornecedores estão na internet diariamente, pesquisando, se informando, se divertindo, se relacionando e fazendo compras. E aí, tem certeza que vai ficar de fora? O RD Summit vale a pena para você!

Efeito Disneyland ou Disneylândia


De melhor: Clima, ambiente, “áurea”. Chame como quiser…


A cultura de solicitude da equipe do RD é algo inacreditável. Você bobeia e olha para o lado vem alguém te oferecer uma balinha ou perguntar se você precisa de alguma ajuda para encontrar alguma sala, sem falar do cafezinho, Just Fruit It, da massagem, dos picolés, salgados e o carinho dos palestrantes que te tratam de igual para igual, fazendo você se sentir importante e valioso.

happy hour ou “hora feliz”


Agora imagine você depois de um dia puxado, cheio de adrenalina de conhecimento, se depara com uma mega festa na finaleira, com música boa e mais de 20.000 litros de Chopp, evento sem falhas, eles pensam em tudo para que você aproveite o máximo cada momento.

Amigos, Network, troca de experiências... Fantástico!

Aqui foi só um spoiler, uma palhinha do que aconteceu nesses 3 dias de RD Summit 2018.


A Equipe da Zen Agência Web separou com muito carinho para vocês 10 insights dos palestrantes do RD Summit 2018, o Maior Evento de marketing Digital da América Latina, Confira:

1. MARTA GABRIEL

Em sua palestra, a escritora, professora e palestrante Martha Gabriel explicou como a IA se desenvolverá nos próximos anos - e o que precisamos fazer para não sermos engolidos por ela.

·      Verdades Inconvenientes;
·        IOT: Internet das Coisas;
·        Tua casa vai poder te controlar quando você chegar triste;
·        As palavras do futuro da Inovação:
·        Empatia;
·        Ètica;
·        Emoção;

Em suma, Martha Gabriel enfatizou que precisamos manter aquilo que nos diferencia dos robôs: empatia, ética e emoção, sendo esta terceira a mais importante.

    Mas, quantos de nós temos uma empresa que gera emoção?

2. ANDRÉ SIQUEIRA

O co-fundador da Resultados Digitais André Siqueira defendeu menos fórmulas e mais customização nas estratégias de conteúdo das empresas.

Um dos cinco fundadores da Resultados Digitais, André Siqueira subiu ao palco principal no primeiro dia do RD Summit para falar sobre como gerenciar uma estratégia de conteúdo de impacto.

 Na palestra, defendeu menos fórmulas e abordagens mais personalizadas. Segundo ele, montar um planejamento de conteúdo autêntico e adaptado às necessidades de cada negócio é viável por meio do conceito de 6W2H. Conheça o que ele significa:

Why –

 por que fazer conteúdo?: em outras palavras, qual é o seu objetivo? Você pode querer gerar awareness, ser referência, proporcionar proximidade, automatizar e escalar algum processo ou promover o sucesso do cliente. “A ideia é casar o seu produto ou serviço com o seu marketing de conteúdo”, disse.

 What – 

sobre o que devo escrever?: As referências para os conteúdos vêm de várias fontes como brainstorm; time de vendas, atendimento e suporte; sites externos; fornecedores; clientes, busca de palavras-chave e datas ou acontecimentos que servem de mote.

 Where –

 onde vou distribuir?: conteúdos voltados para distribuição orgânica devem estar focados em palavras-chave, enquanto as mídias sociais pedem ofertas mais leves e divertidas. Email requer outro tipo de mensagem, mais objetiva.

 When –

 com qual frequência devo produzir e distribuir conteúdos?: “Cada canal determinará muito a regularidade da produção”, afirmou André. Encher a caixa de entrada dos Leads não é uma boa opção, mas produzir vários posts focados em SEO é interessante, pois só aparecerão quando o tema do artigo for buscado.

 Who – 

quem escreve ou produz?: Pode ser a equipe de marketing, “Na RD, os conteúdos são distribuídos entre as áreas. Dependendo do tema, o autor é uma pessoa de produto, por exemplo”, disse. Há ainda a opção de recorrer a freelancers e agências. “Nesse caso, as chances de receber um bom post aumenta se enviar um estrutura de texto com os tópicos a serem abordados, além de alguns links de referência.”

 For whom –

 para quem escrever?: Tenha sempre em mente quais são as personas do seu negócio.

How – 

como produzir?: além de eBooks, você pode recorrer a vídeos, podcasts, posts e ferramentas, como quiz. Em qual canal a sua audiência está e qual formato faz mais sentido para ela?

 How much –

 quanto custa produzir?: é preciso avaliar o orçamento total para executar o projeto. Por exemplo, além de prever a compra de uma ferramenta, deve-se pensar se será necessário alguém para operá-la.

“A receita de bolo funciona cada vez menos. É importante os negócios elaborarem um planejamento de conteúdo personalizado”, disse André. E completou: “Com essa estrutura em ordem, é possível sair da caixa e se diferenciar.”

3. ERIC SANTOS

O CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, começou sua palestra na sexta edição do RD Summit destacando a missão da empresa: ajudar a criar mais scale-ups, empresas que crescem 20% ao ano, por três anos seguidos. Para isso, é preciso criar máquinas de crescimento previsíveis, escaláveis e lucrativas.

Eric Santos conta que, atualmente, vivemos um cenário em que o consumidor tem muitas opções de produtos e serviços para escolher, além de informação em abundância. A possibilidade de esse cliente opinar sobre a compra, por meio das redes sociais, por exemplo, completa o cenário. “Hoje, o vendedor é que tem que tomar cuidado com o cliente, porque o comprador está com o megafone na mão”, diz.

Esse é o Cara

4. CRISTIANO SANTOS

O consultor de mídias sociais e especialista na maior rede de profissionais do mundo, Cristiano Santos, vê o LinkedIn como uma forma de fazer contatos, ganhar reputação e se tornar mais relevante em sua área de atuação.

“O LinkedIn é muito além do que um currículo, é uma rede de conteúdo, e é esse conteúdo que vai trazer um pouquinho mais de reputação digital para a pessoa e reputação profissional”, explica.

‘’A empresa e o perfil pessoal precisam conversar com as pessoas, divulgar conteúdo de qualidade e gerar a conversa. O pior erro é você fazer um post, as pessoas comentarem e a empresa sequer curtir os comentários ou responder.’’

5. FABIO PRADO

O especialista em mídia paga compartilhou algumas boas práticas de Facebook Ads e deu dicas de tendências na plataforma para o próximo ano.

 Provavelmente você já perdeu as contas de quantos anúncios já pularam nas linhas do tempo de suas redes sociais.

Em quantos deles você clicou? Quantos deles chamaram sua atenção?
A concorrência pela atenção no Facebook é grande. Mas se você aproveitar as boas práticas na criação e promoção de seu anúncio, vai conseguir impactar a sua audiência e obter resultados que poucas mídias conseguem entregar.

‘’ Estar atento às mudanças, testá-las e ver o que funciona e o que não funciona para seu negócio para que, no fim, você se adapte rápido às mudanças, porque quem sobrevive é quem melhor se adapta — e não necessariamente o mais forte.’’

6. CAMILO COUTINHO

Camilo Coutinho, fundador da Double Play Mídia que apresentou a palestra "Estratégias de videomarketing para seu negócio: Youtube, Social video e processos".

‘’Você não precisa de um milhão de inscritos para vender; você precisa dos inscritos certos.’’  

7. GLORIA MARIA

Em uma palestra divertida e motivacional com o tema “É preciso se reinventar”, Glória Maria mostrou seus vídeos mais famosos e contou o que aprendeu em cada uma das experiências. Seja na entrevista com Freddie Mercury, na matéria que fez com mulheres do povo mosuo, na China, ou quando tomou banho na lama terapêutica de um vulcão colombiano, a jornalista trouxe lições valiosas à plenária lotada do RD Summit.

A famosa entrevista com Freddie Mercury, quando estava no início da carreira como repórter e atrapalhou-se com o inglês, a lição retirada foi de superação. “Foi um mico e uma honra ao mesmo tempo, e eu me orgulho de não ter tido medo, porque se tivesse negado, por não falar inglês, eu não teria tido a honra de conhecer Freddie Mercury”, conta.

  ‘’Experimentar é quebrar a cara. A gente só quer o lado A, mas também tem o lado B. A vida é feita dos dois.’’

8.RICARDO AMORIM

A palestra do economista Ricardo Amorim foi uma das mais aguardadas do segundo dia do RD Summit. Segundo o especialista, as perspectivas para o país são promissoras. “Os economistas preveem um crescimento de 2% nos próximos três anos. Com base no histórico e se nenhuma crise internacional acontecer, o país deve crescer mais do que as pessoas acreditam”, afirmou o especialista.

A afirmação é fruto de comparações com períodos de recessões anteriores: ao longo da história, nos três anos seguintes a uma crise, o país cresceu mais do que o previsto. Além disso, o ciclo natural da economia se assemelha a um vale: após uma fase de depressão segue um período de recuperação e prosperidade. E tudo acontece novamente.

‘’As grandes oportunidades acontecem quando ninguém acredita. O timing é agora.’’  

9. JACCO VANDERKOOIJ

Para Jacco vanderKooij, fundador da Winning by Design, empresa que ajuda outras empresas a estruturarem suas áreas de vendas, a forma de comprar das pessoas passa por grandes mudanças, o que influencia, é claro, o trabalho dos vendedores.

 “As pessoas não gostam que vendam coisas para elas, mas adoram comprar. Então por que não as ajudamos a comprar, educando-as?”, questiona.

Para ele, é importante saber equilibrar a persuasão com informações sobre o produto ou serviço oferecido. É comum que na área de vendas o primeiro atributo seja priorizado em detrimento do segundo. Mas, para ele, quando isso acontece, o vendedor tenta compensar a falta de informação para responder questões do cliente utilizando a persuasão.

10. YVONNE CAGLE

“Nós iremos à Marte.”

Essa frase poderia ter sido dita em um filme de ficção científica (e já deve ter sido), mas ela está muito próxima de ser realidade. E quem disse isso para mais de 10 mil pessoas foi ninguém menos que Yvonne Cagle, astronauta da NASA.

Em sua palestra, a última do segundo dia do RD Summit 2018, Yvonne contou um pouco sobre como chegou a ser astronauta, o que pensou quando chegou ao espaço, por que muitos estudos são desenvolvidos no espaço e por que se envia seres humanos ao espaço.

Yvonne contou que, quando era criança, maravilhou-se com a chegada do homem à Lua (em 1969, quando Neil Armstrong pisou na superfície lunar, Yvonne tinha 10 anos), e esse deslumbramento levou-a a sempre procurar as alturas.

Humildade, competência e inteligência juntas, isso resume Yvonne Cagle.

E você, qual seu Insight da RD Summit 2018? Compartilhe com a gente e até o ano que vem!

E você que não conseguiu ir ao evento, gostaria de ter uma palhinha das palestras do RD Summit? Que tal um Workshop pós RD para ficar por dentro das novidades.

Ficou interessado em saber mais, deixe nós comentários aqui seu nome, e e-mail que entraremos em contato com você!

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GRANDE ABRAÇO!

E A TE A PRÓXIMA SEMANA.

 

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