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8 PASSOS PARA CRIAR UM EVENTO ONLINE

Saiba como criar um Evento Online de Sucesso em 8 passos

8 PASSOS PARA CRIAR UM EVENTO ONLINE
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Soluções
21/10/2020 09:10h
2487 views
7 minutos
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Já pensou em reunir milhares de pessoas interessadas em um assunto comum sem precisar fazer com que elas saiam de casa? Com os eventos online, também chamados de eventos digitais, isso é possível!

O que antes era insight, tendência ou apenas atendia a alguns nichos de mercado, hoje, mais do que nunca, é a nossa realidade. Atualmente, os eventos online se tornaram indispensáveis para o compartilhamento de conhecimento e a promoção de encontros que mudam as pessoas, independentemente do momento e do lugar!

Aprenda em 8 passos criar seu evento online de sucesso:

 

1 – TENHA UM BOM PLANEJAMENTO

O mais importante para ter sucesso no planejamento de como criar um evento online é manter uma organização disciplinada. Saiba que tudo funciona como uma espécie de efeito dominó, ou seja, sua dedicação no começo faz muita diferença em todas as fases no universo virtual. Dessa forma, o passo “número um” envolve definir o objetivo da ação.

Com isso bem esclarecido, fica mais fácil montar um cronograma completo, que sirva como um ponto direcionador de decisões. Assim, você consegue identificar a melhor temática de acordo com o público e montar a estrutura dos equipamentos que agregam valor à experiência de modo geral.

2 – ESCOLHA UM NOME CRIATIVO

Como a internet é um espaço com bastante concorrência, pensar em um nome criativo se mostra fundamental para destacar seu evento. Essa decisão se torna uma das mais importantes do trabalho para descobrir como criar um evento, pois aumenta consideravelmente o seu alcance e estimula o interesse de quem não está no perfil inicial de público.

O grande diferencial é pensar em algo que gere credibilidade e tenha a ver com a proposta da ação realizada. Dessa forma, use a criatividade na hora de emplacar uma hashtag que concentre todos os comentários dos seguidores e funcione como uma forma de centralizar o conteúdo.

3 – CONHEÇA O PÚBLICO ALVO

De nada adianta ter um planejamento minucioso para entender como criar um evento online e não falar a língua do seu público. Isso porque a comunicação nos meios digitais é meio caminho andando para gerar um relacionamento de confiança e aumentar o interesse por seu trabalho.

Nesse sentido, inclua na fase inicial do projeto uma pesquisa detalhada sobre as preferências e necessidades dos potenciais participantes. Todas essas informações são fundamentais para investir dinheiro no lugar certo, sem deixar de lado a qualidade do serviço oferecido.

Assim, o planejamento também se torna muito mais exato, com a capacidade de interagir durante as etapas da divulgação. As redes sociais, por exemplo, são um ótimo termômetro quando se trata de avaliar a receptividade dos seguidores.

4 – PUBLIQUE INFORMAÇÕES PRECISAS

Na era das Fake News, publicar informações precisas é o segredo para ganhar credibilidade. Ou seja, esse cuidado é ainda mais importante quando o público do evento envolve o setor acadêmico ou pessoas da área corporativa.

Toda a programação de postagens deve ser pensada de maneira cuidadosa, para gerar repercussão. Assim, quem estiver interessado fica confiante de que vai ter seus questionamentos resolvidos.

Outro detalhe indispensável envolve responder a todos os comentários e interagir o máximo possível. Dessa maneira, fica mais simples compreender se a escolha do tema principal foi realmente acertada com base no envolvimento dos participantes

5 – FOQUE EM UMA BOA DIVULGAÇÃO

Com tantos recursos de fácil acesso nas redes sociais, a divulgação necessita mais de criatividade do que de investimentos financeiros. O motivo é simples: a capacidade de se diferenciar está diretamente ligada ao estudo sobre o público, que claramente responde de forma positiva quando aceita uma ação engajada.

Portanto, mostre prévias dos preparativos em links ao vivo, entrevistas breves com os palestrantes e chats que possibilitem perguntas. Essa proximidade durante as etapas da organização gera um aumento significativo nas inscrições, pois o assunto pode acabar viralizando e indo além das expectativas iniciais.

6 –UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Atualmente, a tecnologia disponibiliza recursos capazes de agilizar o trabalho do organizador. A principal dica é encontrar uma plataforma de gestão para não ficar sobrecarregado e garantir a eficiência em todas as etapas. Desse modo, você tem a possibilidade de oferecer inscrições online e parcelamentos, agradando ao público.

Além disso, existe a possibilidade de colocar um site do evento no ar, de maneira personalizada, em apenas um dia. Toda essa comodidade faz diferença na hora de tirar as ideias do papel, e também no interesse dos participantes. Isso porque as pessoas percebem as características inovadoras da proposta e valorizam ainda mais o conteúdo.

#Dica da Cati: lembre-se sempre que o verdadeiro Líder é aquele que as outras pessoas seguem, e não aquele que tenta impor a sua força bruta. 

"Líder é aquele que leva as pessoas mais longe". Luiza Helena Trajano

7 –CONTE COM UMA EQUIPE QUALIFICADA

8 DICAS PARA CRIAR UM EVENTO ONLINE DE SUCESSO!

Por mais que você seja uma pessoa experiente no segmento, ninguém consegue realizar eventos de longo alcance sozinho. Tendo isso em mente, o processo de encontrar pessoas que compreendam toda a estrutura necessária para colocar uma ação online em prática deve ser bastante rigoroso.

Priorize quem já tem experiência no setor, para otimizar todo o processo e passar pelo mínimo de imprevistos possível. Nesse sentido, ao investir nesse quesito, as estratégias de comunicação com o público são traçadas de maneira bem pensada, com foco em mostrar a eficiência do serviço.

Sua equipe deve ter sangue no olho, e o propósito do evento no coração, devem ser protagonistas cada um executando seu papel em cada setor do evento.

8 – MONTE UMA ESTRUTURA COMPLETA

Engana-se quem pensa que um evento online exige menos dedicação. Pelo contrário, para entregar um bom conteúdo é preciso montar uma estrutura completa, centralizada nos equipamentos eletrônicos necessários, com palestrantes e nas respostas às interações.

Elabore um checklist antes de colocar as primeiras imagens no ar.

Nesse sentido, tenha em mente que uma boa organização também impressiona aos profissionais que participam da organização. Veja, a seguir, os materiais que devem estar na lista:

  • Boa conexão de internet (com, no mínimo, 30MB);
  • Som e vídeo digitalizados;
  • Microfones;
  • Computadores;
  • Encoding;
  • Broadcasting;
  • Páginas que permitam a transmissão;
  • Telas em Led;

Há não esqueça que além dos equipamentos essenciais devem ter equipes especializadas em infra, e TI.

Agora você já sabe como criar um evento online, certo? Então, lembre-se de que o sucesso do evento se transforma em seu cartão de visitas e é refletido no futuro profissional. Além disso, o apoio da tecnologia vai ajudar destacar seu nome da concorrência com credibilidade.

Mas não esqueça que quem vai fazer a diferença, em o evento online ser um sucesso, é o Líder e a forma que ele conduz o evento, com humildade, clareza, transparência, disciplina e carater, nunca esquecendo do todo, a equipe toda irá fazer o evento ser TOP!

Para finalizar quero deixar aqui 3 Eventos Online que amei participar em 2020:

PUCRS Online: Com a participação de Leandro Karnal e Luiza Helena Trajano.

COGNITION: Com a participação de palestrantes de peso como Sujan Patel, Robert Cialdini, Rachel O. Maia, Camila Farani, Cristiana Arcangeli, entre tantos outros palestrantes feras, que passaram muito conhecimento.

CASE, STARTUP SUMMIT E SEBRAE, Com participação de Ceo e Ctos de empresas como Mercado Livre, Ifood, Resultados Digitais e olha que o evento só está no segundo dia, segue abaixo Link se alguém tiver interesse em acompanhar.

https://casestartupsummit.com.br/#/

Ma o mais esperado está sendo o RD Summit que esse ano vai ter uma versão online o https://www.rdsummit.com.br/hostel/

 

Gostou do artigo? Então, deixe seu comentário! E você já pensou em fazer um evento online ou presencial voltado a inovação na sua Empresa ou Instituição? Se a sua resposta for sim a ZEN AGÊNCIA WEB PODE TE AJUDAR!

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