Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

8 DICAS PARA TRABALHAR EM HOME OFFICE DE FORMA PRODUTIVA

E você, está preparado para trabalhar em home office? Veja as 8 Dicas que preparamos para você!

8 DICAS PARA TRABALHAR EM HOME OFFICE DE FORMA PRODUTIVA
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Soluções
24/03/2020 07:03h
2558 views
5 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

No mundo contemporâneo, é claramente entendido pelos empresários que a manutenção da competitividade das organizações em mercados altamente dinâmicos e globalizados demandam alicerces de novos desenhos de estrutura capazes de oferecer agilidade e flexibilidade. Nota-se que novas formas de trabalho vêm colaborando com este desenvolvimento das organizações.

As exigências de o funcionário ocupar um espaço físico no escritório já não constituem algo tão rígido como há algumas décadas atrás. Com as novas tecnologias, a mobilidade telefônica, notebooks e da Internet estão permitindo que pessoas trabalhem remotamente, a partir de casa, na estrada, ou de qualquer local. A flexibilidade no trabalho passa a ter um novo entendimento.

Trabalho à distância, trabalho remoto, trabalho em casa, trabalho compartilhado e teletrabalho são considerados sinônimos da expressão home office Em tradução livre, significa “trabalho em casa”, mas trabalhar em casa é tão fácil assim?

Apesar de pequenas interferências do Cotidiano de uma casa, o home office vem dando resultado para muitas pessoas e abrindo novas oportunidades de emprego.

Mas não se engane! Deve ser levado em consideração alguns fatores primordiais para que exista êxito no trabalho remoto: avaliar e selecionar com cautela o profissional que irá desempenhar o home office, ambiente estruturado e com suporte informatizado, determinação de metas e avaliações que visem o desempenho da pessoa, além da interação com a equipe que está alocada fisicamente no local de trabalho.

Fator importante a ser ressaltado é que a adoção do Teletrabalho e desse tipo de gestão empresarial não é só tecnológica. Ela requer o emprego de novas relações no trabalho, pois o conceito de trabalho passa a não incluir a noção de um agrupamento físico de pessoas, e muitos funcionários passam a trabalhar a partir de suas residências enquanto interagem com os funcionários do escritório central.

O home office pode ser visto como uma forma de flexibilização, abrangendo três dimensões, onde a primeira seria o local, pois não existe mais um único local e sim vários locais onde o funcionário poderia exercer a sua função; a segunda dimensão está exatamente na flexibilização do horário de trabalho ou do tempo que o funcionário pode se dedicar a tarefa, e terceira dimensão relaciona-se com o meio de comunicação, uma vez que que os dados e informações podem circular através de e-mails, internet, redes sociais, telefones, entre outros...

 Com a pandemia do coronavírus em 2020, muitas pessoas estão precisando fazer quarentena e trabalhar de casa,  muitos pela primeira vez. Mas, apesar da situação excepcional, fazer home office é algo cada vez mais comum no mundo, e algumas dicas podem ser muito úteis para quem busca manter o ritmo de trabalho e até ser mais produtivo neste momento.

 Está fazendo home office? Separamos essas 8 dicas essenciais de como trabalhar home office e enfrentar quaisquer situações sem deixar cair a sua produtividade.

Trabalhar em casa pode ser o sonho de muita gente. Mas, se não for feito da maneira correta, esse sonho rapidamente se torna em pesadelo. Fazer home office exige disciplina! Leia as oito dicas para lhe ajudar com isso:

1. Crie a sua metodologia de trabalho

O primeiro item a entender sobre como fazer home office é que não é porque você está em casa que pode trabalhar no horário que quiser. Até é possível que haja uma certa flexibilidade dependendo do que você faça. Mas se, por exemplo, sua função é a de atender clientes, deve estar disponível para eles.

O ideal é que estabeleça horários como em uma empresa. Um cronograma claro sobre quando trabalhar e quando encerrar o dia ajuda a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Aqui vou dar uma dica de duas ferramentas free que uso no meu dia a dia:

Primeira: A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. https://tomato-timer.com/

Segunda: Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto baseado na web originalmente feito por Fog Creek Software em 2011. Em 2014 tornou-se uma empresa. Ele opera um modelo de negócio Freemium. https://trello.com/

2. Defina uma lista de tarefas

Trabalhar de casa exige muita disciplina e o estabelecimento de rotina contribui com isso. Se você tem vários projetos para trabalhar e/ou várias tarefas a fazer durante a semana, algo que também pode ajudar é uma lista de tarefas que poderá ser feita através do Trello, elencando tarefas rápidas de 5 a 15 minutos e tarefas mais demoradas que poderão demorar de 30 minutos a 3 horas. O importante é ter disciplina de iniciar a tarefa e terminar ela com excelência e dedicação para evitar o retrabalho.

Encontre o jeito que melhor funciona para você e relacione as atividades que precisará finalizar ou entregar. Isso contribuirá para dar mais foco no seu trabalho.

3. Estabeleça pausas para descansar

Se você trabalha para uma empresa e houve uma situação que o obrigou a trabalhar em casa, como no caso do Coronavírus, bem provavelmente já conhece a política da sua organização sobre os intervalos. Siga-os mesmo em home office.

Já se você trabalha por conta própria, reserve um tempo adequado durante o dia para se afastar da tela do computador e do telefone. As pausas são, inclusive, importantes para a produtividade, pois são os momentos em que você pode levantar da cadeira, comer uma fruta, ou docinho, caminhar e até fazer alguns alongamentos, escutar uma música e meditar.

4. Vista-se como se fosse trabalhar em uma empresa

O sonho de trabalhar de pijama em casa precisa ser apenas um sonho. Tenha em mente que a maneira com que você se veste influência também na sua produtividade.

Parece algo bem simples, mas ao vestir-se como se estivesse em um local com outras pessoas trabalhando você dará um ar de seriedade e responsabilidade a si. E isso indiretamente afetará na qualidade e no ritmo do seu trabalho.

5. Tenha um local organizado para trabalhar

No mundo ideal do home office a pessoa deve ter um espaço separado para fazer o papel do seu escritório. Como em muitos casos isso não é possível (especialmente em casos de emergência), é recomendado que o espaço esteja, ao menos, organizado.

Por exemplo, se sua mesa de trabalho for a mesa de jantar, tire tudo que estiver em cima dela e organize suas coisas. É importante que o ambiente que você utilize tenha o máximo possível uma “cara de escritório”. E o mais importante coloque sua essência nesse espaço.

6. Fique longe das distrações

Trabalhar em  home office pode ser muito difícil se sua atenção for facilmente atraída pelo sofá, pela louça para lavar, pelo cachorro para levar para passear etc. Aqui é importante voltar para a dica número 1 e lembrar que existe uma rotina de trabalho que você deve seguir para sua produtividade.

Caso sua tarefa já tenha sido concluída e queira dar uma pausa e ligar a televisão, cuide para que ela dure o tempo que você definiu que deve durar.

7.  Defina regras

Defina regras básicas com outras pessoas em sua casa ou com quem compartilha seu espaço enquanto você trabalha. Caso tenha filhos e eles também estejam em casa, deixe claro a eles que você está trabalhando e que, portanto, existem coisas que podem e não fazer.

Sabemos que a rotina de uma pessoa que faz home office e tem família em casa muda de quando ela está na empresa. Na maioria das vezes, os filhos irão exigir atenção e isso não tem como evitar. No entanto, procure sempre definir regras para que eles entendam que dará atenção a eles, mas antes precisará finalizar o que está fazendo.

Estabeleça com eles as tarefas deles também e o momento que todos podem dar uma pausa e aproveitar juntos.

Outra dica é seja produtivo o máximo que puder para conseguir parar antes e dar uma atenção maior a sua família no final do dia.

8. Faça chamadas com vídeos

Principalmente em momentos nos quais temos que ficar isolados, não perder o contato com pessoas de fora é fundamental.

Para manter a produtividade no trabalho e sua saúde mental, organize chamadas de vídeos com seus colegas e amigos, vocês podem discutir algum projeto, fazer alguns alinhamentos e conversar um pouco uns com os outros. Isso contribuirá também para lembrar a você que seu time continua unido, mesmo estando cada um em um lugar.

 Sempre tem alguém precisando de uma dica ou uma palavra amiga. Faça sua parte distribua amor e conhecimento, pois isso sempre retorna para você em diversas formas.

E seja grato sempre pelo seu trabalho seja ele qual for.

Vou deixar aqui algumas plataformas free que utilizo para vídeos conferências. https://zoom.us/pt-pt/meetings.html

Hangout

https://whereby.com/

Espero que essas dicas possam lhe ajudar!

Conecte-se e comece hoje!

Trabalho Remoto, Teletrabalho ou Home Office. Não importa o nome, o fato é que a ascensão dessa modalidade é o reflexo de uma era marcada pela interatividade e pela rapidez da informação.

Com as facilidades proporcionadas pelas ferramentas web, a ideia de que o trabalho pode ser realizado em um único tipo de ambiente cai por terra.

Nesses tempos difícieis queremos te auxiliar a obter mais conhecimento e ter um resultado ainda melhor trabalhando em Home Office, por isso estamos te presentiando com esse infográfico abaixo, "AUTOMAÇÃO DE MARKETING, COMO FAZER?"clique e baixe é gratuito.

 

Boa Semana à todos!

RECEBER INFOGRÁFICO 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: