Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA STARTUP ENXUTA

Startup Enxuta conheça os 5 princípios fundamentais que fazem deste livro um bestseller

5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA STARTUP ENXUTA
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
05/10/2020 22:10h
2884 views
5 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A rapidez e dinamismo das atuais tecnologias tornaram necessários novos métodos de gestão e empreendedorismo que sejam capazes de acompanhar a evolução das chamadas startups.

Pensando nisso, Eric Ries propôs uma nova forma de administrar e empreender chamando-a de Startup Enxuta. Utilizando algumas técnicas que buscam acelerar o processo de criação e reduzir os desperdícios de tempo e dinheiro.

Conforme Ries (2012) startup é “uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”. Sendo a incerteza uma característica marcante destas instituições, o autor também salienta que a maioria das empresas caracterizadas como startups fracassam por utilizarem técnicas administrativas ultrapassadas que não funcionam num cenário inovador e de mudanças frequentes, outro motivo que leva ao declínio é que os empreendedores aplicam como solução o pensamento do “simplesmente faça”, pois consideram as técnicas tradicionais de administração e gestão inapropriadas, porém, isto pode levar ao caos ainda maior e consequentemente ao insucesso, dado que muitas vezes os empresários criam produtos que não interessam às pessoas.

QUAL É A ESSÊNCIA DA STARTUP ENXUTA?

Startup enxuta é um método, ou seja, um conjunto de práticas voltadas a ajudar os empreendedores a alcançar o sucesso. Para isso, essas práticas apoiam-se na priorização de agilidade, baixo custo e foco nos clientes. A startup enxuta prefere testar e mensurar (o ciclo construir-medir-aprender), em vez de planejar, pesquisar e desenvolver, porque essas atividades consomem muitos recursos sem garantir o sucesso.

PRINCÍPIOS

O método lean startup, de acordo com Eric Ries, possui alguns princípios fundamentais que formam a base do conceito:

1- Mínimo Produto Viável – É a versão mínima de um novo produto. Através dela é possível capturar mais informações e aprender sobre as necessidades e expectativas do cliente final. O intuito é evitar esforços na criação de recursos desnecessários ou que não sejam do interesse para o consumidor.

2- Deploy Contínuo – O trabalho da equipe é atualizado frequentemente para o cliente final. A ideia é a finalização da construção de um novo recurso e a sua disponibilização seja em tempo reduzido para receber uma avaliação também mais rápida.

3- Teste A/B – Quando possível, a ideia consiste em disponibilizar mais de uma versão do produto no mercado. O intuito é ter um feedback de como os clientes reagem sobre os modelos diferentes do produto. A partir da reação dos usuários diante destas diferentes possibilidades, a organização pode aprender o que o usuário prefere.

4- Métricas Acionáveis – São métricas que quando acionadas oferecem informação necessária para que a organização possa tomar decisões sobre o negócio.

5- Pivot – É uma mudança mais completa no curso de um produto. O pivot pode ser visto como uma nova hipótese estratégica que requer um novo MPV para ser testado.

Na metodologia de startup enxuta, o empreendedor encontra recursos para reduzir desperdícios, otimizar seus ativos e obter uma interação mais próxima e produtiva com seu cliente, que ajuda a empresa a testar e a validar suas hipóteses e a melhorar seus processos produtivos, tudo isso, antes mesmo de lançar o seu produto.

Lembre-se: é sempre melhor errar no papel do que diretamente no mercado.

Com isso, suas chances de obter sucesso em seu negócio são potencializadas e você poderá lançar suas ideias testadas de modo muito mais rápido e econômico.

Você já conhecia o conceito de Startup enxuta? Tem vontade de aplicá-lo em sua empresa? estamos prontos para ajudar!

ME CHAMA NO WHATS!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: