Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

EAD: E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL

E você, está preparado para a Educação a Distância - EAD?

EAD: E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Soluções
10/06/2020 07:06h
5558 views
10 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A sociedade atual transforma-se a cada dia, e a educação precisa acompanhar essas transformações.

A nova ordem econômica global e o desenvolvimento tecnológico redimensionam as formas de pensar e trazem para discussão diferentes práticas pedagógicas. Para a escola cabe o desafio de além de promover uma educação de qualidade, qualificar os estudantes para utilizar, com habilidade e competência, as tecnologias disponíveis.

A escola da atualidade e todos os espaços de aprendizagem não podem ser indiferentes às possibilidades de uso do computador e da internet no espaço pedagógico.

No contexto das sociedades atuais, a Educação a Distância surge como uma modalidade de educação que pode possibilitar formas diferentes de ver o mundo, de ensinar e aprender. Ela traz aspectos positivos ao contexto educacional, como democratização de oportunidades educacionais e possibilidade de se constituir em instrumento de emancipação do indivíduo no contexto social. Propicia a produção de conhecimento individual e coletivo, favorecido pelos ambientes digitais e interativos de aprendizagem.

A Educação a Distância tem provocado várias discussões no âmbito acadêmico, o que demonstra o interesse pelo tema.

Vários cursos são criados e difundidos, tanto de graduação, como de pós-graduação, nas diversas áreas do conhecimento. Políticas públicas educacionais definem posicionamentos sobre o assunto, buscando estabelecer legislações específicas de incentivo a programas de Educação a Distância.

 Essa modalidade de ensino exige dos educadores reflexões amplas e de forma integrada, que os levem a repensar os conceitos de educação e de tecnologia. Para criar propostas pedagógicas que desenvolvam as potencialidades que essas tecnologias trazem para o processo coletivo de construção do conhecimento, torna-se necessário avaliar esta modalidade de ensino, cuja aprendizagem não está atrelada a presença física dos alunos nas instituições de ensino.

Conheça a importância do EAD no cenário atual:

PROCESSO ECONÔMICO ATUAL

As mudanças no processo econômico, no mercado de trabalho, na cultura globalizada requerem transformações nos sistemas educacionais. A sociedade exige indivíduos com competências múltiplas, capazes de aprender e de adaptar-se a situações que desenvolvam múltiplas competências, capazes de aprender e de adaptar-se a situações que desenvolvam capacidades de autogestão, adaptabilidade, flexibilidade, autonomia e independência.

IMPACTO POSITIVO EM DIVERSAS CULTURAS

A educação a distância tem procurado chegar aos lugares dos mais difíceis acessos. O seu espaço institucional vem se ampliando em quase todos os lugares e setores. Ao longo do processo e com o ganho de imensuráveis experiências construiu-se uma plataforma de relacionamento onde ocorre o diálogo entre aqueles que demonstram interesse de entrar no assunto. De modo que o conhecimento é efetivado desde que se demonstre fome e sede pela preciosidade.

Possibilitando assim o aprendizado de pessoas de diversos lugares e culturas, que jamais teriam oportunidades de estudar e ter acesso a esse conteúdo, se não fosse através da Educação a distância, no EAD o conteúdo acaba se tornando mais barato, pois não tem custo de deslocamento, e despesas adicionais como alimentação, basta ter um computador, Notebook, Tablet ou Smartphone e uma boa internet para fazer os cursos, diferente da Faculdade ou universidade, você escolhe o que gostaria de aprender e evoluir, dando total independência ao indivíduo.

ENCONTROS PRESENCIAIS NO EAD

A educação a distância além de fornecer subsídios via internet, proporciona encontros para a realização de seminários quinzenal ou mensalmente, dependendo do curso oferecido. Durante esse tempo são tratadas as questões teóricas e metodológicas, com a promoção de palestras, debates, oficinas, abolição de dúvidas e a garantia da motivação aos cursistas, com o intuito de chegarem ao final do curso com uma bagagem suficiente que lhes permita o desenvolvimento de um trabalho com segurança e eficácia.

Uma boa formação através do EAD, vai depender da imbuição de todo o conjunto, mais precisamente, do cursando que deve buscar as informações essenciais a sua aprendizagem. Nos seminários, os cursistas dialogam, tiram dúvidas e debatem, expondo os seus pontos de vistas e procuram tirar maior proveito do que lhes importa para a sua formação.

GAMIFICAÇÃO NO EAD

O termo gamificação compreende a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo. Na educação, por exemplo, a criança podia ter seu trabalho reconhecido com estrelinhas (recompensa) ou as palavras iam se tornando cada vez mais difíceis de serem soletradas no ditado da professora (níveis adaptados às habilidades dos usuários).

Embora esses sejam exemplos simples, é possível que você, leitor, tenha lembrado de uma experiência parecida e, portanto, testemunhado atividades gamificadas. O que mudou foi a compreensão do processo, sua relevância para a educação e, principalmente, a responsabilidade em sua aplicação.

A gamificação na educação é uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Transformando o seu conteúdo em um treinamento engajador com recursos de gamification.

Unir educação com entretenimento é transformar o aprendizado em algo divertido. Essa é uma das técnicas mais eficazes para aumentar o envolvimento e engajar equipes.

Além de ser uma forma prática de aplicar o conhecimento adquirido, os jogos e simulações oferecem a oportunidade de exercitar habilidades em um ambiente seguro, onde um erro não coloca ninguém em risco.

"Transforme seu conteúdo técnico em uma experiência criativa de aprendizagem".

AS TECNOLOGIAS NO EAD NO BRASIL

Embora não seja a única e exclusiva alternativa determinante, a tecnologia tem sido a grande parceira, associada ao desenvolvimento da educação a distância no Brasil. É visível o impulsionamento dos avanços tecnológicos que vem propiciando o desenvolvimento da educação a distância em nosso país. A sua isenção resultaria na impossibilidade de prosseguimento desses cursos que vem viabilizando a formação de pessoas que não tiveram a oportunidade, ou disponibilidade de tempo, de cursar em uma escola presencial.

O uso diário dos mais diversificados tipos de ferramentas tecnológicas, tem possibilitado que milhares de indivíduos tenham realizados os seus sonhos, em um curso EAD no Brasil. Tanto na área educacional quanto nas áreas profissionalizantes, o ensino a distância vem ganhando fôlego graças a essas ferramentas, consideradas indissociáveis e imprescindíveis a sua consolidação. A integração das TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação, no processo educacional é de suma importância para a sua estruturação, até porque já se fazem presentes em todas as áreas da vida social, cabendo as instituições educacionais públicas ou privadas adequá-las, no sentido de facilitar o acesso à educação, diminuindo, assim, as desigualdades sociais existentes no Brasil.

Os limites entre tecnologia, educação e entretenimento, tendem a estreitarem-se nas modalidades contemporâneas onde o consumo das informações serão aplicados tanto ao trabalho quanto a vida afetiva e o lazer.

A IMPORTÂNCIA DO EAD NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

O ensino a distância tem o seu desenvolvimento por meio de atividades que não exige, necessariamente, a presença do aluno e do professor no mesmo local e na mesma hora, simultaneamente. O aluno poderá receber informações e o material necessário, pelos canais tecnológicos: telefone, internet, e-mail, site, satélite, TV, etc.

Tanto os cursos EAD, como os presenciais, possuem normas com as exigências de frequência, exames, tarefas, repetências, avaliações, tempo de dedicação, entre outros, tornando mais fácil pelo fato de oferecer mais liberdade para os seus educandos condicionarem aos seus ritmos de estudos. Nessas circunstâncias, os alunos recebem liberdade de planejar a rotina que caiba no seu tempo, dedicando as aulas nos horários que lhes convier.

Atualmente, alargou-se a possibilidade da relação de cursos à distância em, praticamente, todos os níveis. Geralmente, tem preços menores do que os cursos presenciais, sendo mais convenientes para os alunos que não possuem os requisitos exigidos por um curso presencial.

A LDB, prevê as suas existências, tanto na educação básica quanto na superior e garante a validade dos seus diplomas equivalentes aos de um curso presencial. Os cursos EAD, tanto para o ensino médio quanto para o técnico, graduação ou pós-graduação, são projetados com duração igual a modalidade presencial.

Em outras palavras, a educação a distância é um processo que vem descentralizando o acesso e socializando, democraticamente, oportunidades para todos, com intensidade e efetivação de benefícios oferecidos através dos mais admiráveis meios tecnológicos de comunicação, postos à disposição do conhecimento. Esse processo é uma atividade educativa influenciada pela dinâmica tecnológica por todos que fazem parte dela.

E para colaborar com a busca da qualidade e seriedade do ensino a distância, criou-se a ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância, que juntamente com outros interlocutores, analisam e refletem a respeito do andamento do processo.

Pensando nesse mercado a ZEN AGÊNCIA WEB, desenvolveu um LMS (Plataforma EAD) para Instituições de Ensino, Especialistas que queiram montar seus próprios Cursos Livres e Empresas que queiram administrar seus próprios Treinamentos  e Cursos através de uma plataforma de EAD.

Ficou interessado? Entre em contato e peça uma Demonstração Gratuita da nossa Plataforma. Mande um e-mail para:cati@zen.ppg.br

Boa semana à todos!

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: