Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que sua empresa deve saber sobre contratar uma consultoria de Marketing Digital

CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
03/07/2018 08:07h
1821 views
6 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Um Consultor em Marketing Digital atua de forma estratégica ajudando as empresas diagnosticarem um conjunto de diretrizes de ações de Marketing online, e muitas vezes offline, que tragam resultados reais para a marca nas mídias digitais, seja ele financeiro ou de autoridade da marca.

Pensando nisso, no post de hoje, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Vamos lá?

O objetivo de uma Consultoria de Marketing Digital é auxiliar diferentes tipos de negócio a utilizarem as ferramentas online e adptarem o negócio para atender um novo comportamento do consumidor, que utiliza a internet para se informar e tomar suas decisões de compra.

É função do consultor de Marketing Digital avaliar o propósito e a situação da empresa atual e projetar, desenvolver e estruturar um plano de Marketing Digital, que inclua a estratégia macro da empresa e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do Marketing Digital, de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.

Principais objetivos de uma consultoria de Marketing Digital

Dividimos os principais objetivos de uma consultoria de Marketing Digital em 3 tópicos.

Veja quais são:

1. Diagnosticar problemas

Um dos principais papéis de uma consultoria de Marketing Digital é diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa. Para isso, é realizada uma análise de todos os processos de marketing e vendas, levantando oportunidades de melhoria para cada etapa e todos os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, email etc.).

Normalmente nesse diagnóstico inicial alguns itens de mudança já surtem efeito mais rápido, como por exemplo: inserir no site Calls-to-Action em posição de destaque para uma Landing Page.

Além disso, é importante verificar configurações gerais como: instalação do código do Google Analytics para monitoramento de visitas.

2. Fazer um planejamento

Outro objetivo é realizar um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa, entendendo a realidade do negócio, metas a serem cumpridas pela equipe de vendas, ticket médio esperado de vendas e público-alvo. A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados.

Por exemplo: para a empresa realizar as vendas esperadas para o próximo período são necessárias quantas abordagens comerciais? Quantas oportunidades a equipe de marketing precisa gerar para chegar nesse número? Quantas visitas são necessárias no site para gerar essas oportunidades?

E, a partir dessas metas definir as ações para atração de visitantes, geração de oportunidades e vendas. Dessa forma, o planejamento de Marketing Digital passa a contribuir diretamente para o sucesso da empresa em número, não apenas com posicionamento que era o grande foco do marketing tradicional.

Ao contratar uma consultoria é importante que a empresa consiga visualizar todo o processo para chegar aos resultados esperados e qual caminho será trilhado. Quando possível, definir metas específicas para o projeto e, claro, um cronograma com prazos bem definidos. Saiba mais...

3. Definir os próximos passos

Após o diagnóstico e planejamento é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar, em um plano de ação, as atividades que tenham maior potencial de sucesso. É o momento de explicar o que deve ser feito e como deve ser feito.

Por exemplo: um dos problemas diagnosticados é a baixa taxa de conversão do site de visitantes para Leads. As atividades propostas podem definir uma oferta direta e uma indireta, criar uma Landing Page para capturar os visitantes do site e transformá-los em oportunidade de negócio.

Muitas vezes os consultores contam com uma metodologia de implementação de parceiros, com ferramentas e serviços para dar suporte às ações planejadas. No exemplo citado acima, seria necessário para a implementação de um editor de Landing Pages.

É recomendável que as empresas utilizem da consultoria também para aprender sobre a parte conceitual do Marketing Digital se envolvendo com o “porquê” das atividades propostas. A consultoria de Marketing Digital deve ter um caráter educativo para que a empresa não fique dependente do consultor e consiga entender o propósito do trabalho.

Nesse planejamento são definidas como:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação do mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definições de metodologias a serem implementadas e aplicadas. Ex: Inbound Marketing. Leia mais...
  • Definições de Ferramentas a serrem utilizadas nas Campanhas de Marketing Digital. Ex: RD Station 
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados;

O que "não" esperar de uma consultoria de Marketing Digital

Certo, falamos sobre o que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa. Mas e quais as atividades pelas quais ela não será responsável?

Veja abaixo para evitar equívocos!

1. Execução das atividades

As expectativas de algumas empresas ao contratarem uma consultoria de Marketing Digital estão atreladas à ideia de que o consultor irá executar atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo, e a empresa ficará com o papel de monitoramento dos resultados.

Existem sim algumas empresas que prestam alguns serviços de Marketing Digital, como criação e otimização de campanhas de Google AdWords, mas não é o padrão. Geralmente agências costumam assumir esse papel, na consultoria o comportamento é diferente!

O papel do consultor é orientar essas atividade e possivelmente sugerir fornecedores para execução, não realizá-las!

Por isso, é altamente recomendável ter um funcionário na empresa que seja responsável pelo trabalho de Marketing Digital e, se possível, responda por métricas relacionadas, como geração de visitas, Leads e oportunidades comerciais gerando assim um comprometimento com o projeto.

2. Disponibilidade em tempo integral

Como a maior parte dos modelos de consultorias empresariais, a consultoria normalmente é negociada em um pacote de horas.

É importante alinhar com o consultor a metodologia de trabalho para não haver problemas, definindo pontos como: momentos para suporte de dúvidas, tempo para reuniões de definições estratégias, momentos de aprendizagem e canais de contato (email, Skype, telefone).

Com alinhamentos iniciais, a empresa consegue ter um aproveitamento melhor das horas investidas.

Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital

O momento de contratar uma consultoria de Marketing Digital é quando a empresa possui uma estrutura mínima para executar o projeto e está disposta a se comprometer com os resultados.

Essa estrutura envolve basicamente o tempo de dedicação de um funcionário que tenha habilidades na área de Marketing Digital e orçamento mínimo da área de marketing para investir nas ações.

Qual a formação desse Consultor

A formação de um Consultor de Marketing Digital, não acontece da noite para o dia. Ele é um profissional que além de reunir competências e habilidades nas diversas áreas do Marketing Digital, também possue uma experiência no setor que o credencia a funcionar como profissional de suporte na área de negócios online.

Um Consultor estratégico de marketing na verdade vende sua experiência e conhecimento profundo das diversas ferramentas do marketing online e suas integrações.

O consultor não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados, visando refinar essas ações ou corrigir eventuais distorções.

Aos poucos as empresas vão se conscientizando que Marketing Digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing  digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com a internet”.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Aproveite e conheça mais sobre Inbound Marketing.

Baixe seu e-book agora e entenda essa metodologia.

O Mundo do Marketing Mudou, Você Mudou Com Ele?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: