Assine nosso Blog sobre Marketing Digital
Clique no botão ao lado para realizar sua assinatura agora...

Como Cumprir as Metas de Ano Novo e Não Perder o Foco

Não perca o foco, entenda como cumprir suas Metas para 2018

Como Cumprir as Metas de Ano Novo e Não Perder o Foco
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
31/01/2018 16:01h
3188 views
8 minutos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Ah, o Ano Novo e o verão. Sandálias nos pés, futebol, férias à beira-mar e as crianças livres da escola.

Como o verão e o Ano Novo são alguns dos momentos mais encantadores do ano, pode ser bem difícil permanecer focado no resto das coisas que você deveria estar fazendo. E, no final das contas, todas aquelas metas para o Ano Novo acabam sumindo de vista.

Na verdade, todo mundo se empolga com o Ano Novo e, depois de toda essa motivação inicial, acaba dando uma murchada.

Você pode até ficar surpreso com isso, mas o Ano Novo, mesmo com todo esse sol lá fora, tem enorme potencial de ser profundamente produtivo em sua vida e carreira, enquanto aproveita a vida ao lado de quem mais gosta. É possível conciliar isso, sim.

Ao invés de jogar fora suas metas para o Ano Novo e encarar o verão como uma queda de produtividade no trabalho inevitável, por que não usar este tempo de sonho para mergulhar ainda mais profundamente em seus planos e metas para o Ano Novo, colhendo os frutos de todos os seus esforços, independentemente da estação do ano?

Entre no MIT

estude mais
Nossa tendência natural para procrastinar pode derrubar nossas metas para o Ano Novo. E os dias de verão acabam passando rápido, sem ser bem aproveitados.

Para combater isso e melhorar sua produtividade no trabalho, comece o dia, logo cedo, partindo para cima das coisas importantes: faça exercícios, mergulhe profundamente em suas tarefas e projetos de alta relevância.

Este é um ótimo momento para focar no MIT- Mais Importantes Tarefas. Todo dia, decida quais são as coisas que realmente importam fazer e repare como isso afeta positivamente sua vida e criatividade.

Como diz James Clear: “Dê a si mesmo um tempo e espaço para trabalhar no que é importante para você a cada dia.”

O verão e o Ano Novo, muitas vezes, alteram a sua rotina diária, por isso pode ser o momento perfeito para afastar aquelas intromissões indesejadas e reservar um tempo a cada dia para que uma coisa realmente importante para você realizar.

Isso também significa manter sua força de vontade focada em seu MIT. Esta estratégia de organização no trabalho e produtividade se baseia em manter o seu esforço em um ritmo lento e constante, em vez de entrar em um ritmo frenético de trabalho para terminar tudo logo e poder sair para desfrutar o sol.

A força de vontade é um recurso finito que apenas nos dá forças por um certo período.

Aquilo que você definiu como metas para o Ano Novo e as coisas legais que você quer fazer no verão, como ir à praia, comer mais frutas e legumes frescos, fazer exercícios e esportes ao ar livre, ter um tempo a mais para dormir, etc. podem ser um incentivo para vencer essa tendência de procrastinação versus correria.

A atitude costumeira de encarar que trabalho e verão não combinam pode acabar com toda sua força de vontade.

Por isso, concentrar-se em uma coisa de cada vez, uma coisa legal agendada por dia, pode ser a chave para um calendário equilibrado que permite que você realmente aproveite seu tempo de folga, sem ficar com sua lista de outras tarefas (e trabalho) na cabeça.

escola

Ah… se a vida você sempre como nos tempos da escola…

Encare os Custos de Oportunidade

Em seu fantástico artigo, “Não, você não precisa ter tudo“, Mark Manson escreve sobre o custo de oportunidade – mas não, como costumamos encará-lo, em relação à economia ou à contabilidade.

Em vez disso, ele mostra que em uma sociedade moderna, cheia de oportunidades que passam, muitas vezes estamos desesperados de medo de perder alguma coisa – o que pode nos levar tanto a fazer um monte de coisas como a simplesmente ficar paralisado e indeciso.

É tempo de encarar a verdade: vamos perder muitas oportunidades quando escolhemos outra – é assim que vida funciona.

Quando você olhar para o seu verão e suas metas para o Ano Novo e fizer suas escolhas, como quando vai sair com seus amigos e quando vai checar sua caixa de e-mails, mantenha seu custo de oportunidade em mente.

Quando você está trabalhando, você não está acumulando novas experiências de verão, é verdade.

Mas também é verdade que mesmo para freelancers, empreendedores e profissionais liberais, que teriam mais liberdade para escolher, mesmo para eles o estresse e a famosa Sindrome de Burnout estão sempre ali na esquina, esperando para atacar.

Considere realmente ter um tempo reservado para desfrutar das festas de Ano Novo, do verão, e tentar realizar suas metas. Aproveite a sua família e amigos para evitar um desânimo e estresse desnecessários que, aí sim, vão acabar com sua produtividade.

oportunidade

Não desista das metas para o Ano Novo

Todo mundo faz isso: acorda no dia primeiro de janeiro cheio de metas para o Ano Novo. E todos nós sabemos o que acontece com essas metas.

Mas se você realmente quer alcançar seus objetivos, aproveite essas metas e o clima empolgante do verão para realizá-las.

Use a técnica SMART (Específico, Mensurável, Alcançável, Realista, Tempo para realizar) ou, se preferir, seja ambicioso e faça planos fantásticos. Só não desista!

Tente coisas novas

Suas metas de Ano Novo são uma ótima oportunidade para começar a dizer sim, e até mesmo experimentar diferentes sistemas de produtividade no trabalho.

Você sempre quis fazer aquela peregrinação pelo Caminho de Santiago? Ou aprender um instrumento musical? Ou tentar uma nova carreira?

Você pode começar a planejar agora e estender esse planejamento por longos anos, ou simplesmente tomar uma decisão e aproveitar toda empolgação deste início de ano como o momento certo para deixar-se expandir, crescer e seguir em frente.

Aventurar-se em algo novo é uma maneira de fortalecer a neuroplasticidade do seu cérebro.

Por mais teimoso que você seja, seu cérebro não fica preso sempre nos mesmos caminhos e soluções. Ele forma novas conexões sempre que experimenta processos diferentes. É uma maneira de dar ao seu cérebro um “treinamento”, fortalecendo assim seus “músculos”.

Então vamos lá: vá em frente, comece aquelas aulas de tecelagem subaquática que você tanto queria fazer há anos. É bom para o seu cérebro.

tente novas coisas

Seja impiedoso

Durante o verão e o início do ano, as consequências de perder tempo parecem mais reais – com o sol brilhando lá fora, cada segundo parece contar.

Use seu senso crítico para tomar decisões cuidadosamente. Pergunte a si mesmo: Quanto isso realmente significa para mim?

De volta a Mark Manson, ele recomenda que você faça a si mesmo algumas perguntas difíceis, tais como: quais são os 20% das coisas que você tem que te dão mais prazer?

  • Com o que você gasta 20% de seu tempo e lhe dá 80% de sua felicidade?
  • Quais são os 20% das pessoas que estão perto de você e que te fazem mais feliz?
  • Quais são os 20% das roupas que você usa 80% do tempo?
  • Quais são os 20% dos alimentos que você come 80% do tempo?

Não tenha medo de recuar de alguns projetos. Considere a “automatização” de alguns de seus e-mails (acontece, o mundo não vai acabar se você digitou pessoalmente algumas respostas), ou configure uma resposta automática criativa que vai realmente mostrar a outra pessoa que você estava ocupado.

Pense em seus períodos de relaxamento. Inove e use um quadro Trello para planejar as melhores férias de verão de sua vida!

Cheio de oportunidades, novas experiências, metas para o Ano Novo e foco, o verão e o início do ano são uma época de produtividade – e eles estão te chamando. Corra e aproveite!

Postado originalmente em: http://br.blog.trello.com/metas-para-o-ano-novo/ Por: Amanda Alvernaz
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui: