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9 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU ORÇAMENTO EM MARKETING DIGITAL

Aproveite nossas dicas e use da melhor forma seu orçamento em Marketing Digital

9 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU ORÇAMENTO EM MARKETING DIGITAL
Catiane Zanotto
Catiane Zanotto
Marketing Digital
17/07/2018 08:07h
2044 views
5 minutos
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A invenção da internet e seu uso em massa abriram as portas para o marketing digital. Mas foi a partir dos telefones inteligentes, os famosos smartphones, que empresas do mundo todo acordaram para uma nova realidade. A forma como conversar com seu público mudou. E mudou para melhor.

O marketing digital está crescendo rapidamente em popularidade devido à sua eficácia em atingir e engajar clientes através de meios mais acessíveis a eles. Saiba mais...

Na palma da mão, literalmente, o público tem infinitas possibilidades e, a partir daí, guia as suas escolhas. Se você ainda é iniciante no assunto e está se perguntando quais são os reais benefícios do marketing digital para seu negócio, está no lugar certo.

Separamos as 9 principais dicas para você aproveitar melhor seu orçamento em Marketing Digital e aceitar a necessidade de investir nessa estratégia hoje mesmo.

1- O que é e para que serve o orçamento de Marketing Digital?

Muitas vezes definir um Orçamento de Marketing Digital é um grande desafio para empresas que, apesar de almejarem crescimento, ainda não investem em soluções e não sabem qual seria o investimento adequado.

A realidade é que muitos CEOs ainda não enxergam a importância da área e encaram o marketing como uma despesa. No entanto, o Marketing Digital tem apresentado outra perspectiva, tornando-se uma oportunidade de crescimento e geração de vendas, quando unido à equipe comercial.

Esse novo cenário consolida-se em um ambiente de aumento da competitividade, para o qual o Marketing Digital tem contribuído com estratégias que tornam a empresa mais relevante e competitiva para o público.

O orçamento de marketing digital delimita seus gastos para suas decisões de como e quando dar cada passo rumo a investimentos, então é importante entender bem quais são as prioridades do seu negócio para que você planeje com sucesso o investimento, de acordo com o orçamento que você tem em mãos.

2- Saiba exatamente onde você está e onde você pretende chegar.

Não é a primeira vez, mas também não será a última que você irá ler que definir metas é imprescindível quando você entra no universo corporativo. O orçamento de marketing digital trata muito mais do que o nome indica. É importante manter uma presença digital com foco e visão de futuro.

3- Que a direção seja clara

Falando em presença online e foco, o primeiro passo em qualquer plano é escolher uma direção e definir seu objetivo.

Qual será a meta principal do seu empreendimento definido no seu orçamento de marketing digital para os próximos meses (ou próximo ano)?

4- O orçamento não deve ser focado em metas impossíveis

Nem um real a mais, nem um centavo a menos, seu investimento precisa ser cuidado para crescer tanto (e conceder mais retorno) quanto aquilo que foi aplicado. Então, não foque em metas impossíveis e não invista menos do que foi planejado.

5- Analise os esforços passados

Quais estratégias que levaram mais o seu dinheiro no ano passado? Quais foram os mais bem-sucedidos? Quais foram um fracasso? Quais foram as promessas para testes futuros?

Essas perguntas podem e devem ser respondidas pelo orçamento de marketing digital.

6- De olho no mercado

Embora você obviamente não deva copiar as estratégias de marketing de seus concorrentes, você deve saber o que está fazendo. Além disso, precisa estar atualizado sobre as tendências da atividade econômica que seu negócio faz parte.

7- Foque nos números obtidos

Uma vez que você estabeleceu seus objetivos, analisou suas campanhas passadas e pesquiso o mercado e suas tendência, é hora de pedir um orçamento e  avaliar o custo benefício.

Quando você estiver com seu orçamento para investimento, deverá saber a quantia que vai usar em cada ponto necessário: mídias digitais, profissionais, conteúdo, mídia paga, geração de tráfego orgânico... Acompanhamento e escolher a Empresa ou Agência certa para te ajudar nesse processo é primordial senão corre o risco de ter o dinheiro do investimento escorrendo pelo ralo. Leia mais... 

Quanto de retorno cada canal está lhe trazendo? A famosa fórmula do ROI é indispensável para ver se seu orçamento de Marketing Digital está sendo bem utilizado.

 9 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU ORÇAMENTO EM MARKETING DIGITAL

Se não receber o quanto espera ou mais, é ideal mudar sua estratégia. É possível facilmente ver o seu ROI (Return of Investiment, ou retorno sobre investimento) quando se usa o marketing digital, já que tudo é possível mensurar!

Orçamento de marketing digital x ROI

A fórmula do ROI, que é subtrair ganho do investimento, com o custo do investimento, e depois dividir novamente pelo custo do investimento. O objetivo do cálculo é encontrar o valor total do ganho em porcentagem.

Supondo que com o investimento de R$ 500 reais, você conseguiu realizar algumas vendas que juntas somaram R$ 900, você faz o seguinte cálculo para encontrar seu ganho (900 – 500 =400) e novamente divide o ganho pelo investimento (400/500 = 0,8) ou seja, você conseguiu 80% de ganhos com seu investimento.

A partir dessa fórmula você acompanha se sua campanha está valendo a pena ou não! Bacana saber disso não é? O que acontece é que muitos profissionais ou empreendedores não se atentam a essa possibilidade.

8- Não esqueça o ponto que deve ser o principal

Todas as suas estratégias de marketing digital devem convergir a um único ponto: o seu site ou blog, que você deseja mostrar a seus clientes. Justamente por isso, nenhum dos seus atrativos alternativos de mídia deve chamar mais atenção ou ser mais bem trabalhado do que seu principal.

Mantenha seu site ou blog como peça central da sua estratégia.

Não basta conhecer bem sua empresa, você tem de entender como quer construir a imagem dela no mundo digital.

9- Invista realmente no que irá te trazer resultados

Se você está começando agora nesse mundo digital, te aconselho a estudar, pois o Marketing Digital trata de um conjunto de ações e estratégias, que ambas bem trabalhadas juntas irão te trazer um melhor resultado, por isso não pode contratar amadores e sim especialistas experientes.

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